Práticas Ágeis como Scrum são Aplicáveis no Desenvolvimento de Jogos?

Estou com esta dúvida .... especialmente no caso dos AAA, se as práticas ágeis funcionariam, pois como ser iterativo e incremental nestes cenários? É conhecido o fato que a produção de títulos assim demoram anos, qual o sentido do Sprint e da Integração Contínua? No caso do Lean e do falhe rápido ... como o mesmo se enquadra nesta cena?

No post anterior mencionei a questão da distinção entre produto e projeto, porém, no lançamento de um título para o mercado qual a minha capacidade de adaptação? É impraticável desassociarmos a concepção de projeto deste tema. Até mesmo com a tendência atual de Crowd Sourcing, onde você antecipa o capital de investimento do desenvolvimento do produto, porém cria um compromisso inextinguível de entrega do mesmo.

Pensando comigo mesmo, eu inicialmente trabalhei o cenário do jogo on-line que parece mais praticável esta ideia incremental de desenvolvimento e entrega contínua. Tenho a impressão de que existe um risco para a imagem e para a marca muito grande neste caso ... por parecer que é mal feito ou limitado, ou curto demais ... mas se bem feita a definição do mínimo produto viável e dos incrementos, além de uma ideia clara da Visão proposta (para onde vamos, ou para onde pretendemos ir), parece que a coisa vingaria ... pode ser igual a uma destas grandes séries (como Game of Thrones) que a galera fica ansiosa para saber o que vem a seguir.

Outro cenário de aplicação seria o de criar a figura do cliente interno, e elencar (ou trazer de fora mesmo) um (ou mais) representante oficial do cliente, que participaria dos Reviews e estaria recebendo e avaliando as integrações contínuas liberadas. Parece mais factível ... mas ainda precisa de uma capacidade boa de antecipação do produto para os Sponsors que estão assumindo o risco de investimento, afinal ... só o Eike pra vender ideia.

Comentários