Computação Verde

Gostaria de abrir este espaço para uma discussão que vem habitando meus pensamentos nestes últimos dias. A uma semana talvez, assisti ao documentário de Al Gore, "Uma verdade inconveniente", e os fatos que presenciei foram alarmantes. Sim, alarmantes! A Terra, à começar por seu clima, não suporta a ação humana, não suporta a população humana. Por quê? Porque a sociedade globalizada para o consumo não cessa sua fome por produtos e isso, consequentemente, aumenta a emissão de poluentes, tanto na terra, quanto no ar e na água de nosso planeta.

É chegado o momento, mesmo que tardio, de interromper a tragédia anunciada e esperada pela sociedade. Todos começam a perceber a forma como o planeta reage às ações da humanidade, se continuarmos a poluir o ambiente, teremos um planeta em ruínas e será o fim da sociedade como a conhecemos, com as garotas da cerveja, e o consumismo abraçando as pobres mentes em frente à TV ou andando pelas ruas dos centros urbanos.

Recentemente tenho lido notícias que melhoram estes abusos no campo da computação. Lembrando que computadores são grandes consumidores de energia das cidades. Em algumas cidades industrializadas data centers (lugares onde informações são armazenadas, ou você achava que o seu email e o de todos os amigos ficava em parte alguma do mundo?) chegam a ser o 4º maior consumidor de energia.

Algumas empresas desenvolvem tecnologias para o melhorar o uso do processador, fazendo com que operem em alta velocidade(o clock chega a 2GHz) e consumam pouca energia (20W), dissipando menos calor e consecutivamente necessitando menos esforço de refrigeração [VIA Tech]. Enquanto outras desenvolvem meios de reciclar e reaproveitar computadores e componentes eletronicos que vendem, como é o caso da Lenovo e da Dell. Existem empresas que promovem o bom uso de computadores e da tecnologia, agindo no consumidor, ensinando a comprar máquinas que realmente atendam as suas necessidades.

É importante ressaltar o papel do consumidor neste caso, pois é esse que alavanca a economia, é ele que dá renda aos produtores, comprando seus produtos. Se o consumidor começar um uso conciente da tecnologia que dispõe e se essa tecnologia for não nociva ao ambiente, seja na forma de menos consumo de energia ou na de não possuir e nem emitir compostos nocivos ao ambiente, teremos uma chance de reduzir os impactos no meio ambiente amenizando assim a atual destruição. Lembrando que este consumidor deve estar conciente de que todo produto que compra e usa, assim como todo o serviço que utiliza tem um impacto no meio ambiente, desde aquela bolacha que ele come até o serviço de telefonia e banda larga, passando pela economia nos gastos de energia e água.

Temos que lutar pelo meio ambiente, lembrem-se que ele é a base de toda a vida, não joguem isto fora pelo Big Brother, pela Antartica, Nike, ou sabe Deus o que, eles não valem tudo isto.

PS: Tô com uma raiva do Romário que quero despejar um podre. PQP *#&@¨¨@&#* !!!!!! O cara tem milhares de óculos escuros, e sempre que viaja pra Miami compra vários pares de sapato!!!!! Que FDP!!! Imaginem se todo o chinês fizesse isto!!! Se todos eles tivessem um closet deste tamanho, com 2 mil camisas, 500 calças, 300 shorts, e 2000 pares de meia!!! Não teria mais água no oceano e todo o resto do mundo ia ter que produzir roupa. Se as pessoas que tem dinheiro tivessem um pingo de conciência, não teríamos mais miséria e nem crianças com fome.

Comentários

Anônimo disse…
O cara tem problemas mentais... é isso que dá sair da pobreza de uma vez, sem trabalho duro.
Fala sério... o trabalho do cara é jogar bola, e ainda ganha uma grana ! quer coisa melhor?!?

Mas se voce pensar por outro lado, o mesmo sistema que permite a uma pessoa fazer esse tipo de extravagância, é o mesmo que faz outros milhares morrerem de fome, equilibrando assim o consumo do planeta.

Aí voce deve pensar: ah.. mas se equilibra, então porque que tá indo pro saco? r: tem gente demais.
Ou muda o sistema ou mata 1/2 da pop. do mundo ou então manda tudo pro espaço (literalmente).
Julio Raffaine disse…
Interessante o comentário, mas falta uma opção para mudar tudo isso que não foi levada em conta. E a conscientização e educação da população, é tão utópico com matar metade da população ou mandar tudo pro espaço, mas é uma opção. Acredito que só com educação e respeito ao próximo pode-se mudar este quadro, como você mostrou para que se cometam extravagências milhares devem morrer de fome, então que tal não se cometer extravagências e matar a fome de milhões. Falta respeito a vida humana neste mundo, e mais do que isso respeito à vida e à natureza.
Unknown disse…
É isso mesmo. Mesmo em um sistema como o que temos, com seus pontos positivos e negativos, podemos tornar bem mais justo, equilibrado, benéfico e de bons valores os quadros social, economico e politico, e de mais bem-estar das pessoas, bastando para isso que se tenha mais conscientização na população, educação, mais compreensão e menos preconceitos, respeito e consideração ao próximo e solidariedade, e mais humanismo e humanitarismo, além de eliminar ou diminuir alguns comportamentos e problemas tipicos do homem, como inveja, avareza, soberba, egoismo e outros, que são erros graves.. mas a pessoa que tem estes problemas ainda não percebeu que são muito ruins, talvez seja uma questão de tempo e aprendizado.

Leonardo