Apêndice de Memória ...

Bom ... desculpe a todos os demais, mas meu navegador já não aguenta mais tanta aba aberta, e aqui é o melhor lugar para deixar uma extensão para o meu cérebro que não é lá muito bom.

Estou olhando integração de sistemas, e um dos tópicos foi integração de sistemas e recursos de tempo real, aí surgiu o tópico DDS (Data Distribution Service), que é um protocolo definido pela OMG, e que visa integrações orientadas na necessidade do dado e não no contrato de serviço.

Sou um C++ dev de coração e achei o material deste link realmente interessante, até vale navegar pelo site dos caras que tem outros artigos bacanas, mas esse slideshare aí dá uma visão muito boa de como funciona o esquema, e mostra um desenvolvimento apurado da plataforma.

Porém, venho estudando Scala e o paradigma funcional, e reparei que a criadora do OpenSplice (que até onde entendi é o middleware para o DDS) tem um produto open, e criou um port Scala para integrar com seu middleware, o Escalier.

Agora só preciso achar também, como integrar (ou federar) diferentes middlewares, para ter uma arquitetura distribuída. A coisa pode piorar se precisar integrar multi-vendors. Não sei porque mas me lembra do pesadelo de integrar os ORBs no CORBA ... ugh!

Comentários