Mais um dia na chuva ...

É gente ... cansado de pegar um trânsito monstro em São Paulo todo dia. Quando chove você simplesmente desencana e vai dormir né ... ou melhor, liga pro trabalho e fala que tá muito doente e etc.

Bom ... estava eu ressuscitando meu google reader ( assim como este blog!! ) e me deparei com o seguinte Post do César Taurion sobre os severos problemas de transportes enfrentados nos dias de hoje nas grandes cidades.

Muito interessante o post, onde ele apresenta o conceito de ITS ( Intelligent Transport Systems ). O objetivo seria inicialmente estabelecer métricas claras para avaliar a situação das cidades, pois nem sempre a solução é o transporte coletivo, afinal, devemos avaliar a aceitação deste meio e seu uso pela população ( Na Europa se usa muito mais que nos EUA por exemplo ).

Com base nestas métricas resta desenhar quais soluções podem ser adotadas para se atingir o cenário ideal, com metas e projetos alinhados com o plano diretor da cidade. Isso envolveria criar mecanismos de integração dos meios e planejamento de rotas em tempo real (atualizado com o status atual das vias).

Me recordo que uma vez durante minhas buscas na Internet me deparei com o assunto das bicicletas e softwares de logística que poderiam permitir a inclusão deste como uma alternativa de transporte. Estes sistemas se baseiam na existência de um grande número de centrais de troca e aluguel de bicicletas integradas(você pega em um e devolve no outro posto) e permitem que sempre existam bicicletas disponíveis(isso seria feito com caminhões que transportassem as bicicletas de um centro cheio para outro vazio ... aí entra a logística!).

Juntando tudo num balaio só ..... estariamos em um cenário ideal ... imaginem o bilhete único permitindo integração METRO-ONIBUS-BIKE !!! ;-)

Comentários